
Google pede mudança de senha do Gmail após ataque hacker global
A empresa alertou grande parte dos seus 2,5 bi de usuários do Gmail para atualizarem suas senhas
O Google pediu para que seus 2,5 bilhões de usuários do Gmail alterem suas senhas. O alerta foi emitido após hackers realizarem “intrusões bem-sucedidas”. A empresa aconselha, portanto, um alerta máximo por parte dos internautas para atividades suspeitas e sugere que, para além da mudança de senhas, adicionem medidas extras de segurança, como autenticação de dois fatores.
O caso está relacionado a um vazamento de dados ocorrido em um banco de dados corporativo da Salesforce utilizado pelo Google. Em junho de 2025, a empresa alertou que pessoas mal-intencionadas estavam atacando usuários por meio de ataques de engenharia social, se passando por funcionários de suporte de TI, o que era "particularmente eficaz em enganar funcionários", disse o Google. Veja a seguir como os casos estão acontecendo no atual momento e o que fazer para se proteger.
Os ataques ocorreram por meio de e-mails de phishing que direcionavam os usuários a páginas falsas de login ou os enganavam para que fornecessem códigos de autenticação. O Google, portanto, fez um alerta sobre uma violação envolvendo seu banco de dados do Salesforce, onde os atacantes acessaram principalmente dados públicos.
Esses hackers, associados ao grupo "ShinyHunters", podem estar se preparando para intensificar suas táticas de extorsão, possivelmente por meio de um site de vazamento de dados. Embora muitos usuários possuam senhas fortes, apenas um terço as atualiza regularmente, conforme dados do Google. Além disso, mesmo que as senhas não tenham sido diretamente comprometidas no vazamento, os criminosos estão se aproveitando de combinações fracas ou reutilizadas, e a escala do incidente revela a dimensão dos riscos enfrentados por empresas e usuários. Por isso, há a recomendação de mudança de senha.
O Google já havia alertado em junho sobre ataques de engenharia social, que vêm se tornando cada vez mais comuns e sofisticados. Em 8 de agosto, a empresa notificou os usuários afetados pela violação do Salesforce, reforçando a necessidade de atenção redobrada em relação à segurança das contas.